Capital da Índia proíbe uso de plástico descartável
31/01/2017
Minas Gerais vai receber o primeiro mercado 100% orgânico e a granel
06/02/2017

União Europeia recicla ou composta 46% do seu lixo (no Brasil, taxa de reciclagem é de 3%)

Fonte: The Greenest Post

Dar destino correto para todo o nosso lixo é um desafio e tanto. A reciclagem acaba funcionando de muleta para muitas pessoas justificarem (ou até mesmo aumentarem) seu consumo, mas não é tão simples assim. Neste post, nós, do The Greenest Post, mostramos por que reciclar o lixo nunca deve ser nossa primeira opção. Ainda assim, a atividade é muito importante – e, no Brasil, está longe de ter a atenção que merece.

Já na União Europeia, 46% do lixo produzido em 2015 foi reciclado ou compostado, conforme anunciou recentemente o governo. Trata-se de 2 pontos percentuais a mais, em comparação com o ano anterior. Ainda segundo a publicação, 29% dos resíduos gerados por lá foram reciclados, 28% foram parar em aterros sanitários, 26% foram incinerados e 17% compostados.

Achou bom? Tem mais: nos últimos vinte anos, de 1995 a 2012, houve um grande aumento na taxa de reaproveitamento do lixo: de 17% a 46%. A Alemanha lidera o ranking com índice de 68%, seguida por Áustria e Eslovênia, com 58%, Bélgica com 55% e Holanda com 52%.

O avanço é resultado das diversas iniciativas para aumentar a reciclagem de materiais descartados. Na Itália, por exemplo, restaurantes que doam comida têm desconto em imposto. Na Suécia, incentivos financeiros são dados para quem opta por consertar objetos antigos em vez de jogá-los fora. E, na França, supermercados são proibidos de jogar alimentos fora.

Mesmo assim, a quantidade de lixo produzido anualmente por cada cidadão é alta: aproximadamente 477 quilos – 3 quilos a mais se comparado ao ano anterior. O pico de desperdício na União Europeia aconteceu em 2002, quando a taxa chegou a 527 quilos/ano. Desde então, políticas públicas são adotadas para reduzir o consumo e aumentar o reaproveitamento dos materiais descartados.

O objetivo agora é que, até 2030, os municípios sejam capazes de reciclar 70% do lixo e apenas 5% dos resíduos sejam descartados em aterros sanitários. Só para fins de comparação, a taxa de reciclagem brasileira é de 3%. 

Selo Sou Resíduo Zero

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *