Estes novos tênis podem se biodegradar pela sua pia quando você não quiser mais usá-los
28/11/2016
Califórnia proíbe oficialmente o uso de sacolas de plástico
30/11/2016

FAO e parceiros lançam campanha nas redes sociais para reduzir desperdício de alimentos

Fonte: ONU Br

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou no fim de outubro (20) em parceria com a Embrapa e a WWF-Brasil uma campanha digital com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos, em meio às iniciativas para o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou no fim de outubro (20) em parceria com a Embrapa e a WWF-Brasil uma campanha digital com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos, em meio às iniciativas para o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

Com ações nas redes sociais Facebook e Twitter, a campanha #SemDesperdício convida os consumidores a refletir sobre o tema por meio do vídeo “Gastromania — Todo mundo tem a sua. Mas o que acontece com a comida que não entra na sua mania?”.

A campanha lançou o site www.semdesperdicio.org, por meio do qual o público é chamado a participar do desafio “Uma Mania a Menos”. Na ação, a pessoa receberá um e-mail diário ao longo de dez dias com dicas para reduzir o desperdício de alimentos.

Na primeira fase da campanha, celebridades como a nutricionista Bela Gil aderiram à causa, utilizando a hashtag #MinhaGastromania e estimulando seus seguidores a postar sobre manias na cozinha. Youtubers também participaram da iniciativa.

Reduzir desperdício é economizar dinheiro e recursos naturais

Para Gustavo Porpino, analista da Embrapa, a campanha contribui para despertar o interesse da sociedade por um tema com implicações sociais, econômicas e ambientais.

“O desperdício na etapa de consumo é o mais danoso em termos de perdas de recursos financeiros e naturais. Quando o alimento é descartado no final da cadeia, perdem-se também todos os esforços de pesquisa, insumos e investimentos logísticos necessários para produzir e levar o alimento até o consumidor”, declarou.

O agrônomo Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, afirmou que o combate ao desperdício de alimentos é prioritário para a organização, e deve estar presente na agenda de todos os governos.

“Não é possível que em um mundo onde ainda exista mais de 745 milhões de pessoas passando fome, o desperdício de alimentos seja tão alto e representativo. A mudança de hábitos de consumo deve ser estimulada”, ressaltou.

A crescente necessidade por alimentos, principalmente em função de padrões de consumo de países desenvolvidos, é uma das maiores ameaças para o futuro do nosso planeta, alertou Edegar Rosa, coordenador do programa Agricultura e Alimentos do WWF-Brasil.

Atualmente, em torno de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas mundialmente a cada ano, ocupando entre 25 a 30% da área agricultável no mundo e ainda emitindo gases de efeito estufa, lembrou.

“A pressão que está sendo exercida na Terra pode ser reduzida e é nosso papel alertar, informar e envolver a sociedade para mudar essa realidade”, concluiu Rosa.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *