Fonte: Catraca Livre
As hortas comunitárias são uma tendência mundial e estão se espalhando não só nos campos, mas também nas cidades.
Um exemplo disso é a horta orgânica comunitária do Pacuca, em Florianópolis. Por lá é possível encontrar beterraba, tomate, morango, alface, couve e rabanete, alface, couve, milho, maracujá, ervas medicinais, rabanete, beterraba, tomate, morango, flores comestíveis e mais um pouco.
Em uma matéria publicada no site DC, Bianca Pulice, 34 anos, que faz parte do Grupo Quintais de Floripa, um dos idealizadores da horta, disse: “Sou entusiasta da agroecologia, acho importante que todos saibam o valor de plantar o alimento. Por meio da horta foi que consegui expressar minha vontade de cuidar do mundo. A horta comunitária é uma construção diária, a gente aprende a se relacionar, faz amizades. A última coisa é a colheita”.
Além promover uma vida mais saudável, longe de agrotóxicos, é possível que cada pessoa contribua da maneira que melhor poder, seja plantando, colhendo, cultivando, oferecendo as sementes, entre outras atividades.
E mais do que isso, também há o benefício da socialização. Isso porque, naturalmente, a comunidade passa a interagir mais entre si.
O que você irá deixar para o mundo?
Conheça o Sou Resíduo