Moradores em situação de rua ganham vida nova ao trabalhar em fazenda orgânica
01/09/2016
Arquitetos criam casa maravilhosa feita com legumes, ervas e flores e totalmente comestível
02/09/2016

Em Portugal, aterro sanitário é transformado em área de lazer

Fonte: Green Savers

O antigo espaço do Aterro Sanitário de Ermesinde/Baguim do Monte ganhou nova vida e deu lugar a um jardim dedicado ao meio ambiente. Com uma área de aproximadamente 19 hectares, o espaço que até há pouco fazia a recepção e gestão dos resíduos urbanos de Baguim do Monte, Gondomar, Ermesinde e Valongo, é agora de palco de diversas atividades culturais e esportivas.

Localizado nos terrenos próximos à Central de Valorização Orgânica da LIPOR, o agora jardim passou por um processo de obras profundas e recuperação paisagística, para minimizar os efeitos ambientais negativos de anos de deposição de resíduos no local. Para tal, foi criado um sistema de monitorização com captação e drenagem de lixiviados, de drenagem pluvial superficial e também captação e drenagem de gases.

Com circuito de arborismo, minigolfe, parque Infantil, circuito de manutenção e tantas outras atividades, o Parque Aventura almeja ser um espaço de promoção do respeito pelo ambiente e biodiversidade, com a reciclagem e sustentabilidade a surgirem como pontos fundamentais. Depois de receber cerca de 14.600 pessoas nos primeiros seis meses do ano, o Parque Aventura tem mais atividades programadas para o futuro.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *