Indonésia constrói biblioteca gratuita com duas mil embalagens de sorvete usadas
12/08/2016
Casa sustentável na Itália usa cinzas vulcânicas e fibras de pêra espinhosa
18/08/2016

Educador cria 100 hortas em terrenos abandonados para estimular alunos

Fonte: Somos Verdes

Há alguns anos, o professor Stephen Ritz, ao trabalhar com alunos socialmente desfavorecidos na escola Discovery (Bronxs, Nova York) despertou para uma grande ideia. Durante a construção de uma horta, Ritz notou que este poderia ser o começo para uma revolução social verde.

Depois de algumas análises, ele chegou à conclusão de que a jardinagem poderia transformar “mentes e paisagens”, dando aos alunos outras opções no caminho da aprendizagem e até mesmo gerando oportunidades profissionais diferentes.

Como nada acontece da noite para o dia, Ritz demorou um pouco para aprimorar suas ideias, até que em 2009, ele orientou seus alunos na construção de uma parede verde interna iluminada com lampadas de LED. Além desta experiência servir como ferramenta para lições de Ciências, Matemática, Tecnologia e Nutrição, ainda produziria frutas e verduras que iriam diretamente para a cafeteria da escola. Não por menos, os alunos ficaram muito empolgados.

Mas a experiência de Ritz não pararia por aí. Ele fundaria a Green Machine Bronxs, um projeto que auxiliou na transformação de 100 terrenos baldios em hortas e atualmente serve de exemplo para centenas de outras hortas.

Nascido e criado no Bronx, Ritz diz que nos últimos 30 anos muita coisa mudou. “A população cresceu, a taxa de ocupação cresceu. Há menos prédios abandonados, os negócios estão florescendo. É o bairro da oportunidade”, afirma em entrevista à BBC Brasil.

“Os alunos cultivam os alimentos e vendem. Com as hortas, os pais e avós começam a vir até a escola. Falamos de lição de casa, de comportamento, aconselhamento. A comida se torna um denominador comum para outras questões”, disse à BBC Brasil o professor Stephen Ritz.

“Agora esses jovens têm empregos sustentáveis e treinamento. E mesmo que não se tornem agricultores urbanos, eles aprenderam a se alimentar de maneira saudável”, diz o diretor da Wildcats, Marc Donald em entrevista a BBC Brasil.

Ritz foi premiado Educador do Ano 2015 da Elementary School – Prêmio Bammy – equivalente ao Prêmio da Academia de ensino. O trabalho dele tem sido destaque em várias plataformas e meios de comunicação como PBS, Ted Talks, Disney, e NPR, entre outros. O educador participou como palestrante do SIGEF2015 em Genebra – Fórum de Inovação Social e Ética Global, que este ano será realizado em Marrakech durante a COP22 com o selo oficial do governo do Marrocos.

“Todo o dia é uma chance de sair e fazer a diferença, de sentir que cada pessoa tem uma oportunidade de lutar para fazer algo grande, para mudar o mundo”, conclui Ritz.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =