Fonte: The Greenest Post
Para quem ainda tem aquela pulga atrás da orelha com edificações erguidas a partir de materiais muito diferentes de tijolo de barro e cimento, eis a prova dos nove: o Ecoark, prédio construído com 1,5 milhão de tijolos feitos de garrafa PET acaba de ganhar o selo LEED de construção sustentável, o que atesta sua qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.
Construído em 2010, no Taiwan, o Ecoark foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang para ser um grande pavilhão cultural: o local possui anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu. São 2.186 m² de área que (pasme!) podem ser desmontados a qualquer momento e levados para outro lugar, o que torna a obra sustentável no processo de construção e também de demolição.
Como é possível desmontar o prédio? Simples! Os tijolos feitos de garrafa PET (que, inclusive, têm formato de garrafa) são, na verdade, módulos que se encaixam formando colmeias de tijolo.
Para quem teme pela fragilidade da construção, o arquiteto assegura (e a LEED atesta): o prédio de garrafas PET é resistente a fenômenos naturais – como tempestades, terremotos e furacões -, além de ter uma ótima iluminação natural (e, consequentemente, gerar economia de energia). Falando em eletricidade, o prédio ainda possui placas fotovoltaicas para produção de energia solar e sistema de captação de água da chuva, além de iluminação LED nas fachadas.
O que você irá deixar para o mundo?
Conheça o Sou Resíduo