Cidades Comestíveis
05/08/2015
Coreia investe em projeto para redução de resíduos sólidos no Brasil
16/08/2015

Brasil é o país que mais consome veneno agrícola

Brasil é o país que mais consome veneno agrícola
Fonte: Planeta Sustentavel

Consumimos mais de 5kg de agrotóxicos por ano, de acordo com Instituto Nacional de Câncer. Confira as consequências desse consumo e como fugir dos venenos
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países que utilizam agrotóxicos. Já ultrapassamos a marca de 1 milhão de toneladas por ano, mais de 5 kg de veneno agrícola por pessoa! As consequências disso, segundo o Inca, são infertilidade, impotência, abortos, hormônios desregulados, baixa imunidade e até câncer. O órgão publicou um documento oficial pedindo a redução do uso desse tipo de produto.

Segundo pesquisa da Anvisa, a abobrinha é a campeã em agrotóxicos: 48% das analisadas foram consideradas perigosas para a saúde. Em seguida, estão a alface, o tomate e a uva.

Apesar disso, o Inca recomenda que os brasileiros não reduzam o consumo de frutas, verduras e legumes, já que uma dieta saudável é fundamental para a prevenção de várias doenças, inclusive o câncer.

Para fugir dos venenos, o ideal é recorrer aos alimentos orgânicos. No entanto, eles costumam ser mais caros. O que ajuda um pouco é lavar bem os não orgânicos em água corrente. “Isso remove parte do agrotóxico da casca, apesar de não retirar o que já foi absorvido. E deixar os vegetais de molho no bicarbonato não resolve”, diz Carla Beatriz de Souza, nutricionista e responsável técnica do laboratório de nutrição da Unesp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *