Vazamento de chorume de caminhões de lixo pode se tornar crime ambiental
06/02/2017
Projeto implementa hortas nos morros de PE
06/02/2017

Fralda biodegradável feita de papelão promete reduzir drasticamente a produção de lixo

Fonte: Razões para Acreditar

Se você tiver mais de 30 e poucos anos provavelmente ainda lembra das fraldas de pano, aquelas em que nossa mãe usava alfinete e, em vez de jogar fora, ela lavava a fralda e usava de novo, e de novo.

Há muitos anos, utilizamos fraldas descartáveis, o que é uma grande parceira para otimizar nosso tempo. Mas, uma única criança produz uma tonelada de lixo por ano ao utilizar fralda descartável.

Produzida a partir de um falso tecido de fibras de celulose extraída do papelão, a fralda biodegradável não causa desconforto no bebê, por ser macia como o algodão. A grande vantagem dela é reduzir a poluição do meio ambiente.

A fralda biodegradável foi desenvolvida por pesquisadores do Centro de Pesquisa Técnica (VTT), em Espoo, na Finlândia. A fralda biodegradável promete ter um preço competitivo com o das fraldas comuns, feitas a partir de poliéster.

A forma de reaproveitar o papelão não é novidade – na Europa, já foram produzidos 1,9 milhão de produtos derivados do tecido desde 2011. Mas a solução para a fralda descartável inclui um método inédito, que reduz a agressão ao meio ambiente.

Em breve, outros produtos, como absorvente, papel higiênico e guardanapos, poderão usar a mesma tecnologia, pois a espuma extraída do material reciclado é necessária em diversos produtos descartáveis.

Selo Sou Resíduo Zero

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Comments are closed.