Gestão adequada de resíduos é vital no combate ao novo coronavírus, diz PNUMA
13/04/2020
CETESB prorroga prazo Relatório Anual de Resultados 2019 de Logística Reversa
26/04/2020

Abrelpe divulga recomendações da OMS para manejo de resíduos domésticos

A emergência sanitária decorrente da Pandemia de COVID-19, e por conta das medidas de quarentena, isolamento e distanciamento social adotadas mudou a rotina das famílias, empresas, comércios e principalmente instituições de saúde. Na gestão de resíduos não é diferente.

Deverá ser observado um aumento relevante na quantidade gerada de resíduos sólidos domiciliares (15-25%) e um crescimento bastante considerável na geração de resíduos hospitalares em unidades de atendimento à saúde (10 a 20 vezes). A situação extraordinária e o aumento das quantidades certamente demandarão um rearranjo das soluções logísticas e operacionais, no entanto o manuseio dos resíduos sólidos quando executado conforme as normas operacionais e de saúde e segurança aplicáveis não exigirá medidas adicionais, pois historicamente tais atividades não constituem um canal de transmissão de doenças e até o presente momento não existem evidências nesse sentido com relação ao novo Coronavírus.

Assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, as orientações já existentes para a prestação segura e eficiente desses serviços no dia-a-dia são suficientes para a contenção da transmissão do novo vírus.

Recomendações da OMS para gestão de resíduos domiciliares:

  • Gestão de Resíduos Domiciliares em locais/domicílios sem confirmação nem suspeita de contaminação por COVID-19:
    O gerenciamento dos resíduos gerados em domicílios sem confirmação positiva nem suspeita para COVID-19 deve ser executado conforme os procedimentos comumente praticados. Não há necessidade de precauções adicionais.
  • Gestão de Resíduos Domiciliares gerados em residências com casos confirmados ou sob suspeita de contaminação por COVID-19:
    Nos domicílios em que houver morador(es) com confirmação ou suspeita de contaminação por COVID-19, os resíduos produzidos pelo paciente e por quem lhe prestar assistência devem ser acondicionados em sacos plásticos resistentes e devidamente lacrados. Em seguida tais sacos devem ser colocados dentro de um segundo saco plástico que também deverá ser devidamente fechado, e posteriormente apresentado para coleta regular de limpeza urbana (resíduos comuns).
    Deve ser terminantemente proibido pelos departamentos de limpeza urbana o descarte de tais resíduos para coleta seletiva, ou seu depósito em contentores destinados para fração seca (recicláveis), bem como seu abandono em vias públicas.

Recomendações da OMS para manejo de resíduos domiciliares:

  • Se você não teve confirmação POSITIVA para COVID-19 nem está quarentena obrigatória
    – Continue fazendo a coleta seletiva como você faz até agora.
    Se você usou máscaras e luvas, descarte-as no lixo comum.
    – Acondicione seus resíduos de forma adequada para que os trabalhadores da limpeza urbana não tenham contato com nenhum material descartado.
    – Apresente os sacos para coleta nos dias e horários determinados em sua localidade.
  • Se você teve confirmação POSITIVA para COVID-19 ou está em quarentena obrigatória
    – Não separar o lixo doméstico.
    – Todos os resíduos gerados na residência devem ser descartados em um mesmo recipiente (lixo comum).
    – Use dois sacos plásticos resistentes (um dentro do outro) para descartar seus resíduos e certifique de que ambos estão devidamente fechados (nós ou lacres).
    – Apresente os sacos para coleta nos dias e horários determinados em sua localidade.
    – Animais de estimação não devem ter contatos com os materiais descartados.

Para ler o manual na íntegra acesse:

http://abrelpe.org.br/recomendacoes-para-a-gestao-de-residuos-solidos-durante

Para um isolamento social mais leve veja nossas dicas de isolamento sustentável e sugestões de 30 documentários sobre sustentabilidade para se inspirar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *