tijolo-base-mandioca-conexao-planeta
Tijolo à base de mandioca é triplamente ecológico
27/04/2017
Estudo indica que a maioria do sal marítimo contém micropartículas de plástico
12/05/2017

Ikea planeja trocar isopor das embalagens por um composto à base de cogumelo que se dissolve no seu jardim

embalagem-de-cogumelo

Fonte: Hypeness

Nenhuma empresa no mundo vende mais móveis e artigos doméstico que a sueca Ikea. Para enviar os produtos até os compradores com segurança, são utilizadas milhares de peças de isopor, material derivado do petróleo e considerado pouco sustentável. Mas a companhia parece ter achado uma boa alternativa

Joanna Yarrow, diretora de sustentabilidade da Ikea no Reino Unido, declarou que a empresa está firmando uma parceria com a Ecovative, startup americana especializada em micélio. Este é o nome do corpo vegetativo de cogumelos, como se fosse o caule.

O micélio cresce como uma massa de fibras, se unindo ao solo ou a qualquer substância onde o fungo esteja crescendo. A tecnologia desenvolvida pela Ecovative consiste em misturar o micélio a sobras da produção agrícola, como talos e cascas de milho. Assim, é criada uma substância que promete ser tão resistente quanto o isopor, mas muito melhor do ponto de vista da sustentabilidade.

Além de ser produzido a partir de uma substância ecologicamente mais viável que o petróleo, o substituto do isopor também é biodegradável: basta joga-lo no jardim que, em questão de semanas, ele é decomposto naturalmente. Se tudo der certo, a tecnologia será adotada pela Ikea até o fim do ano.

Selo Sou Resíduo Zero

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *