Estudantes criam embalagem de papel reciclado para o plantio de mudas
09/03/2017
Empresa norte-americana de hardwares e computadores passa a usar resíduos plásticos retirados do oceano em embalagens de produtos
14/03/2017

Uma bolsa feita com frutas condenadas ao lixo

Fonte: Green Savers

Os números do desperdício alimentar variam de país para país, de continente em continente e, claro, de ano para ano. Mas uma coisa é certa: pelo menos 30% de toda a produção global de alimentos – cerca de 1,3 mil milhões toneladas – é perdida ou desperdiçada todos os anos.

Para ajudar a combater este desperdício, estudantes de design da Willem de Kooning Academie, na Holanda, criaram acessórios de uso comum feitos de frutas que, de outra forma, iriam diretamente para o lixo.

As bolsas têm como matéria-prima as mangas, os sacos de compras as nectarinas e até foram produzidos abajures com polpa de pêssego. A iniciativa chama-se Fruitleather Rotterdam.

Os materiais são compostos, sobretudo, por alimentos maduros ou considerados “esteticamente inapropriados”.

A produção destes acessórios é inspirada em técnicas que chefs usam para amassar, cozinhar, e, de seguida, secar as frutas. O objetivo dos designers é, assim, criar um produto comercialmente viável, uma espécie de um novo tipo de couro ecológico.

Cada combinação de frutas entrega um resultado diferente, por isso, os designers estão constantemente a aprimorar as suas criações. “Um remendo de couro de morango é bastante frágil, rasgando-se muitas vezes quando dobrado. Adicionando abóbora ou maçã, isso pode mudar”, revelou um dos designers, Hugo de Boon, ao Ecouterre.

Selo Sou Resíduo Zero

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *