Empresa curitibana produz móveis exclusivos com cordas ecológicas
22/03/2017
Brasil pode ganhar Política Nacional de Redução de Agrotóxicos
27/03/2017

Fórum em Recife discute políticas públicas para agricultura familiar no Brasil

Fonte: ONU Br

O 8º Fórum dos Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil e de Minas Gerais reuniu na semana passada em Recife (PE) os principais tomadores de decisão nas políticas públicas para o setor no país, além de especialistas e movimentos sociais.

O fórum teve apoio logístico e temático do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações Unidas, por meio do Programa Semear, uma iniciativa de gestão do conhecimento em zonas semiáridas. O evento teve ainda a participação do Banco Mundial e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O evento discutiu, entre outros temas, a seca enfrentada pela região Nordeste, a crise econômica brasileira, políticas públicas e desafios da agricultura familiar.

Entre as principais conclusões do fórum, está a necessidade de promover políticas públicas para o desenvolvimento territorial no interior do país, fortalecendo os canais de comercialização de produtos da agricultura familiar nos municípios de médio e pequeno porte.

Outra conclusão do fórum foi a necessidade de vincular a inovação tecnológica à agricultura familiar, além de elaborar uma estratégia comum de desenvolvimento territorial que valorize a demanda dos municípios do interior do país.

Foi discutida ainda a criação de um sistema nacional de desenvolvimento rural a partir de experiências exitosas no Nordeste do país, além de estabelecer demandas comuns aos territórios do interior para uma ação concertada por todos os estados do Nordeste.

Os participantes do fórum também concluíram ser necessário aumentar os esforços para a aceleração do crédito financeiro para acesso à terra por parte dos agricultores, além da manutenção dos recursos de políticas públicas nos territórios de forma descentralizada.

Outra conclusão foi a necessidade de valorização de políticas públicas para a regulamentação de leis que facilitem o acesso de produtos da agricultura familiar de cooperativas de pequeno e médio porte aos mercados, seguindo o exemplo de estados como Pernambuco.

O FIDA tem como objetivo investir na população rural, empoderando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência.

Desde 1978, o Fundo forneceu mais de 18 bilhões de dólares em doações e empréstimos a juros baixos para projetos que beneficiaram cerca de 462 milhões de pessoas. O FIDA é uma instituição financeira internacional e uma agência especializada das Nações Unidas com sede em Roma (Itália) — centro mundial de alimentação e agricultura da ONU.

Selo Sou Resíduo Zero

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *