Lego aposta na produção do conhecido brinquedo com materiais sustentáveis
09/02/2017
Israel cultiva fazenda orgânica no terraço do shopping mais antigo do país
13/02/2017

Alemanha vai acabar com prazos de validade nas embalagens para reduzir desperdício de comida

Fonte: Saúde Curiosa

Cerca de um terço de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. Só na Alemanha estima-se que, por pessoa, 82 quilos de comida em perfeito estado são jogados fora todos os anos.

Por isso o Ministério do Alimento e Agricultura está substituindo as antigas datas de validade impressas nas embalagens por uma embalagem moderna e inteligente, que muda de verde para vermelho quando o alimento fica ruim para consumo.

Poucas pessoas sabem, mas ter a data de validade passada não quer dizer, necessariamente, que o alimento não pode mais ser consumido.

A data de validade representa apenas o período onde o gosto, cheiro, cor, consistência e valor nutricional permanece o mesmo que quando fabricado. Se algumas mudanças mínimas acontecerem nos valores nutricionais, não significa que o produto está estragado.

Esse mal entendimento da data de validade causa um grande desperdício, que o governo da Alemanha quer reduzir por meio da tecnologia. Existe um aplicativo que vende alimentos (em bom estado!) que sobram dos restaurantes com até 80% de desconto. Tem um outro app que alerta voluntários quando há doação de comida próximo a eles para levar a moradores de rua.

O Brasil deveria seguir o exemplo da Alemanha, afinal, há milhares de pessoas que passam fome por aqui, e atitudes como essas farão a diferença na vida delas.

Selo Sou Resíduo Zero

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *