Supermercados na Suécia trocam etiquetas com cola por marcas a laser
27/01/2017
Na China, estudante de arquitetura constrói escritório com 8.500 garrafas de cerveja recicladas
30/01/2017

Glitter e purpurina ameaçam o meio ambiente, dizem especialistas

Fonte: Catraca Livre

Carnaval é sinônimo de festa! E, claro, de glitter e purpurina. Mas, para a decepção de quem ama passar os dias de folia brilhando, a presença desses microplásticos tem preocupado os ambientalistas, atentos ao escoamento do material no mar, onde o produto demora séculos até se decompor.

De acordo com informações do jornal “O Globo”, os ecologistas pedem para que os foliões evitem usar os adereços que levam brilho à festa. O debate chegou nas redes sociais esta semana, após um texto do site “Pedra Ambiental”, intitulado “Glitter e purpurina: a brincadeira de carnaval que destrói a vida nos oceanos”.

O artigo foi compartilhado e intrigou entusiastas do Carnaval. No entanto, outros estudos científicos também reforçam o argumento dos ambientalistas. Por exemplo, uma pesquisa publicada em 2015 na revista “Nature” estimou que cerca de 8 milhões de toneladas métricas de plástico chegam anualmente nos oceanos.

Em entrevista ao jornal, Cláudio Gonçalves Tiago, pesquisador do Centro de Biologia Marinha (Cebimar-USP), afirmou que os microplásticos podem atrapalhar a obtenção de alimentos para os organismos.

O biólogo também recomendou evitar usar glitter e purpurina. “É uma poluição desnecessária, assim como o rojão é desnecessário, por causa da poluição sonora. Na verdade, acho que nós não fazemos muito bem ao meio ambiente”, disse.

Selo Sou Resíduo Zero

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *