Startup Portuguesa cria skates e pranchas de surf em cortiça
21/11/2016
A Suécia está reduzindo taxas para que as pessoas consertem suas coisas ao invés de jogar fora
23/11/2016

Condomínio residencial do PR tem biodigestor que transforma lixo orgânico em gás de cozinha para os moradores

Fonte: The Greenest Post

Já parou para pensar na quantidade de resíduos orgânicos que você produz na sua casa? Agora imagine a mesma situação em um condomínio com 720 moradores. São quilos e mais quilos de matéria orgânica gerados diariamente, sem contar os dejetos que vão para o esgoto.

Pensando em viabilizar a destinação ambientalmente correta desse material e ainda gerar uma economia significativa na conta de energia elétrica de todos os moradores, a estudante Kelly Borne, da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), inventou um biodigestor capaz de transformar todo esse lixo em energia limpa.

O aparelho foi instalado em um condomínio residencial localizado no centro de Foz do Iguaçu, no Paraná, e todo o biogás que produz é utilizado pelos moradores como gás de cozinha ou, ainda, para aquecimento térmico. Tudo sem necessidade de processos de tratamento ou purificação!

Segundo as pesquisas de Kelly, o biodigestor chega a fornecer até 15,3 metros cúbicos de biogás por dia ao condomínio, podendo gerar uma economia anual de até R$ 10,8 mil na conta de energia.

A invenção levou o terceiro lugar no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis. Kelly recebeu R$ 5 mil pela ideia e pretende investir todo o dinheiro na implementação de um novo biodigestor em uma outra região do Paraná.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *