Uma cidade da Paraíba está plantando 2 árvores pra cada morador
01/11/2016
Universidade de Coimbra desenvolve poliéster “verde”
03/11/2016

Aprenda a fazer sua própria casa! Ecovila em São Paulo oferece oficina de bioconstrução

Fonte: The Greenest Post

Você já ouviu falar em bioarquitetura, mas tem a impressão de que essa realidade está muito longe do seu alcance? Nós já explicamos, aqui no The Greenest Post, como funciona um mutirão de bioconstrução. Agora, na oficina promovida pela ecovila Clareando, localizada na cidade de Piracaia, a 90 quilômetros de São Paulo, você terá a oportunidade de aprender e experienciar a técnica (e se dar conta de que ela pode sim ser incorporada à sua vida).

Nos dias 12 e 13 de novembro, o oficineiro Angelo Negri irá ensinar as principais técnicas de bioconstrução. Entre elas: pau a pique, adobe, superadobe, cordwood, tadelakt e bambu. E olha que experência prática é o que não lhe falta: Angelo construiu sua própria casa, dentro da ecovila, em apenas 10 meses a partir do conceito e ainda ganhou o prêmio Planeta Casa de melhor projeto arquitetônico.

“Vamos ver na prática como é possível morar em casas sustentáveis“, afirma Angelo. A parte mais gostosa é quando os participantes, juntos, amassam o barro para fazer a massa. “Ao pisar descalço no barro há uma reconexão com a terra”, explica.

Embora use técnicas ancestrais, a bioconstrução é apontada por especialistas em sustentabilidade como a “arquitetura do futuro”. Além da não agressão ao meio ambiente, uma das grandes vantagens das técnicas de bioconstrução é o conforto térmico. Nos dias de calor, o interior fica sempre fresco. E, nos dias frios, fica quentinho. Ou seja, evita-se o uso de ar condicionado e aquecedores.

Hospedagem e alimentação estão inclusos no pacote da oficina. Os participantes vão se alimentar com ingredientes colhidos na horta comunitária orgânica e a hospedagem será na casa dos próprios moradores, que oferecem, entre outras maravilhas, água mineral da nascente do rio saindo pela torneira, chuveiro aquecido por energia solar e tratamento de esgoto natural. O valor de cada oficina, que começa às 9h do sábado (12) e termina às 15h do domingo (13), é de R$ 280. As inscrições podem ser feitas pelo email: projetocasaclara@gmail.com.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *