Condomínio residencial do PR tem biodigestor que transforma lixo orgânico em gás de cozinha para os moradores
21/11/2016
Descarte inadequado de lixo e entulho compromete Aquífero Guarani
24/11/2016

A Suécia está reduzindo taxas para que as pessoas consertem suas coisas ao invés de jogar fora

Fonte: Hypeness

Você já deve ter percebido que o mundo está ficando pequeno demais para tanto consumismo. Na Suécia, uma nova política pública está justamente buscando estimular as pessoas a consertar seus pertences, ao invés de simplesmente comprar algo novo.

A iniciativa visa reduzir a cultura do descarte, tão comum atualmente, e introduzir uma mentalidade que preza por reparar as coisas. Para chegar a esse resultado, o país pretende baixar o valor do IVA (imposto que incide sobre as transações efetuadas) referente aos serviços de reparo em até 25%. A proposta criada pelo vice-ministro de finanças pelo Partido Verde, Per Bolund, verá valer inicialmente para o conserto de roupas, sapatos e bicicletas.

A mesma medida prevê que a população possa pedir a devolução de até metade do imposto de renda de acordo com seus gastos no reparo de aparelhos domésticos de grandes dimensões (como fogões ou geladeiras, por exemplo). Como novos projetos pretendem criar uma nova taxação sobre produtos que utilizam químicos pesados, isso deverá cobrir parte dos custos gerados pela medida, que visa estabelecer no país uma modalidade de consumo mais sustentável.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *