Bacia do Tietê tem apenas 7% de Mata Atlântica preservada e poluição tem ligação direta com falta de cobertura vegetal
30/09/2016
Mãe constrói casa com materiais recicláveis para passar mais tempo com a filha
03/10/2016

Os jantares colaborativos em que os participantes contribuem levando um alimento que está prestes a estragar

Fonte: Hypeness

Não são somente as grandes corporações alimentícias as responsáveis pelas bilhões de toneladas de alimentos que desperdiçamos sistematicamente: nós também, em nossas casas, contribuímos para tal problema – quando, por exemplo, deixamos comidas em perfeito estado estragarem em nossas geladeiras. O que o Movimento Jovem Pela Comida da Austrália (YFM) nos mostra com seu trabalho é que, em cada leva de comida que se estraga há um banquete em potencial sendo jogado fora, além de uma boa quantidade de dinheiro que vai junto para o lixo.

A ideia começou a partir de workshops que o grupo ministra, com dicas e caminhos para sobre alimentação e desperdício. Nesses encontros, ao invés de cada pessoa levar um prato para que realizassem um jantar, o grupo passou a pedir que as pessoas levassem algum item de suas geladeiras que estivesse prestes a sair da validade. Todos então trabalham juntos para criar uma deliciosa refeição – com o tempero especial de combater o desperdício.

O YFM tem seu enfoque nos jovens por um motivo simples: são eles o futuro da alimentação e da manutenção dos alimentos, sejam fazendeiros, chefs ou simplesmente pessoas interessadas em comida – e que gostem de comer, é claro. “Juntos nos podemos reverter o desperdício de comida”, afirma uma das produtoras do grupo.

“É possível transformar o que viraria lixo em algo delicioso, economizar milhares de dólares anualmente e produzir muito menos lixo”. Pode ser um pequeno passo para um problema gigante, mas é sem dúvida um passo na direção certa. Que tal começar o mesmo movimento onde você mora?

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *