Cidade dos EUA espalha pelas ruas armários com roupas, artigos de higiene e material escolar para quem precisa
27/10/2016
Filme ‘Catadores de História’ recebe três prêmios no Festival de Brasília
28/10/2016

Desperdiçamos um terço dos alimentos que produzimos

Fonte: Green Savers

A cultura econômica dominante continua a incentivar a sobreprodução de alimentos, mas a verdade é que um terço do que produzimos é desperdiçado. O que deitamos todos os dias para o lixo daria para acabar com a fome no planeta.

A indústria alimentar é, hoje em dia, uma das maiores ameaças para o planeta, sendo responsável pela desflorestação de 80% das florestas tropicais e subtropicais e de 30 a 35% das emissões de gases poluentes. Segundo a FAO – a organização da ONU para a Agricultura e Alimentação – este consumo desenfreado dos recursos do planeta contribui para níveis de produção super dimensionados.

A consequência desta sobreprodução é obscena: cerca de um terço do que produzimos vai para o lixo. Segundo as Nações Unidas, esse desperdício daria para alimentar toda a população no mundo que passa fome, atualmente estimada em 800 milhões de pessoas. Em rigor, segundo os cálculos da FAO, o que desperdiçamos daria para alimentar em dose dupla essa população carenciada e ainda sobrariam alimentos.

Produzir mais alimentos do que consumimos nas sociedades desenvolvidas significa também multiplicar a quantidade de fertilizantes, pesticidas, sementes, combustível e áreas de cultivo. A cadeia de desperdício é avassaladora. Se o volume de comida desperdiçada correspondesse a um país, este seria o terceiro maior produtor de gases de efeito de estufa, logo a seguir à China e aos Estados Unidos, argumenta Tristram Stuart, autor do livro Waste: Uncovering the Global Food Scandal.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *