Alunos de Manaus criam prancha ecológica com garrafas PET
01/09/2016
Em Portugal, aterro sanitário é transformado em área de lazer
01/09/2016

Moradores em situação de rua ganham vida nova ao trabalhar em fazenda orgânica

Fonte: The Greenest Post

Na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, existe uma horta orgânica — simples, mas muito produtiva — cultivada por moradores em situação de rua, para abastecer o local. Esta foi a maneira que a ONG que abastece o Metro Atlanta Task Force encontrou para oferecer alimentos de qualidade, ensinar uma nova profissão para as pessoas e baratear os custos da cozinha.

Seguindo a mesma linha de pensamento, a Verde Community Farmers Market, organização localizada em Miami, se uniu com estabelecimentos locais para gerar empregos para a população em hortas orgânicas que serão utilizadas para a comercialização e preparo de alimentos em restaurantes locais.

Todo o investimento é voltado para treinamento, contratação e manutenção de uma fazenda de 22 acres — que costumava ser uma base militar até 1992, quando houve o furacão Andrew. Estima-se que no total, ao longo dos oito anos de funcionamento, dez mil pessoas foram impactadas com a iniciativa e 145 famílias têm a horta como sua principal fonte e renda.

Muitos dos trabalhadores tem pouca ou nenhuma experiência de trabalho e está é uma ótima oportunidade para aprender uma nova habilidade. Para Alma Santos e sua filha de 14 anos, que morou e trabalhou na fazenda, a oportunidade “mudou para sempre nossas vidas e tornou possível ajudar o próximo”.

Apesar de existir desde 2008, foi apenas em 2014 que o selo de orgânico foi conquistado. Toda a experiência da transação, manutenção e sustento da horta é compartilhada com pessoas que se interessam pelo tema e querem fazer uma visita. Não tem segredo, apenas o objetivo de tornar a inciativa escalável. Para quem ficou interessado e tiver a oportunidade de ir para Miami, este é o endereço: 12690 SW 280th Street, Homestead, FL 33033.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *