Dinamarca será o primeiro país do mundo 100% orgânico antes de 2020
12/08/2016
Indonésia constrói biblioteca gratuita com duas mil embalagens de sorvete usadas
12/08/2016

Marca italiana substitui couro e camurça por tecido feito de cogumelos

Fonte: Razões para Acreditar

Responsável por uma boa parte das emissões de gases do efeito estufa, a indústria da moda precisa repensar sua cadeia produtiva. Começando pelas matérias-primas usadas na confecção dos seus produtos.

A empresa italiana Grado Zero Espace vem respondendo bem a essa necessidade. Ela desenvolveu, entre outros produtos, um tecido feito de cogumelos. Batizado com o nome de “Muskin”, o tecido é resistente e naturalmente impermeável.

Ele é extraído da parte superior dos cogumelos. O processo de fabricação é similar ao do couro de origem animal, que é curtido, mas com a vantagem de ser 100% natural. Segundo a empresa, a ausência de produtos químicos faz o material não ser tóxico.

Mas, a principal diferença do Muskin é que ele não promove a proliferação de bactérias e tem grande capacidade para absorver umidade de depois liberá-la. Isso faz dele o material ideal para palmilhas, sapatos ou pulseiras de relógio, por exemplo.

Comercializado em tamanho médio de 40×20 centímetros, ele é fabricado em quantidade suficiente para garantir a produção de séries pequenas. O Muskin pode ser usado em bolsas, chapéus, calçados, jaquetas e acessórios gerais.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *