Conheça a marca francesa que transforma bananeiras em compensado
19/07/2016
Os melhores e piores recicladores da Grã-Bretanha
20/07/2016

Smartfarmer: Uma solução inovadora portuguesa para a agricultura

Fonte: Green Savers

Cerca de 910 toneladas de alimentos são perdidos diariamente, em Portugal. Apesar disso, e segundo dados da Direção Geral de Saúde, 50,7% das famílias portuguesas sofrem de algum grau de insegurança alimentar. Para combater estes dois problemas sociais, surge agora a SmartFarmer, uma nova plataforma digital que quer contribuir para o desenvolvimento rural e crescimento econômico local.

Fruto de uma parceria entre a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e a Fundação Vodafone, a SmartFarmer, assume uma grande importância para a agricultura, a economia e a sociedade rural, permitindo o contacto direto entre o produtor e o consumidor, e estimulando uma maior interação social entre as comunidades rural e urbana.

Disponível durante o mês de agosto de 2016, a SmartFarmer poderá ter um papel fundamental na redução do desperdício alimentar, disponibilizando mecanismos de previsão de compras. Também os produtores locais poderão doar produtos cuja venda ao público não se tenha concretizado, mas que estejam aptos para consumo humano.

Com este novo projeto será possível, por exemplo, comprar e vender produtos e serviços agro-alimentares; saber qual a origem e o modo de produção e certificações dos produtos; conhecer a geo-localização de produtores, consumidores, prestadores de serviços e mercados físicos de proximidade simultaneamente; fazer uma comparação entre o preço médio dos produtos dentro do SmartFarmer e no mercado, entre tantas outras possibilidades.

“Os projetos e as entidades que apoiamos têm sempre o intuito de trazer valor acrescentado e representar benefícios reais para a comunidade. É o caso do SmartFarmer, que vai possibilitar uma aproximação entre os produtores e os consumidores, trazendo vantagens para ambas as partes”, sublinha Mário Vaz, presidente da Fundação Vodafone.

Para a Oikos, “o SmartFarmer será um precioso instrumento para que as entidades e restauração coletiva, públicas e privadas, privilegiem as compras locais de proximidade, gerando valor econômico e emprego nas comunidades, sem colocar em perigo a gestão rigorosa dos seus orçamentos”, assume o presidente da instituição, João José Fernandes.

O SmartFarmer é uma plataforma inovadora, que pode ser acedida através de computador, tablet e de uma aplicação para telemóvel, e quer ter um papel ativo na tão importante relação entre os circuitos agro-alimentares e mercados de proximidade.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *