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Rede de supermercados está vendendo maçãs feias e baratas para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos

Fonte: Razões para Acreditar

A maior cadeia de supermercados nos EUA, o Walmart, resolveu vender produtos perfeitos para consumo, mas que, por causa de sua aparência, acabam ficando de fora.

O primeiro teste deste tipo vão ser as maçãs chamadas “I’m Perfect” (“Sou imperfeita”). Todas possuem alguma imperfeição que não afeta o gosto.

No início deste ano, a cadeia também lançou uma linha de batatas chamada “Spuglies”, depois de os produtores passarem por uma temporada particularmente difícil.

“O fornecedor veio e disse: ‘ei, nós temos batatas que parecem um pouco diferentes. Existe uma maneira de trazermos estes produtos para o mercado?’”, diz John Forrest Ales, um porta-voz Walmart. “A criação de marcas são modelos flexíveis que os fornecedores podem usar quando há oferta suficiente”.

Porque produtos disformes é uma peculiaridade do tempo, a loja diz que não pode oferecer o produto o tempo todo ou em cada loja. “Ninguém está lá fora, dizendo que quer todas estas cenouras de quatro patas para que possamos colocá-los em supermercados”, diz Ales. “Então, vamos fornecer um quadro ou uma solução para aproveitar rapidamente a oportunidade quando isso acontece.”

Para o Walmart, os novos produtos são parte de um esforço maior para reduzir o desperdício de alimentos, incluindo rótulos que são menos confuso para os clientes. Mais a motivação do varejista em manter os preços baixos para os clientes, uma vez que as batatas e maçãs de aparência estranha podem ser vendidas com um pequeno desconto.

“Estamos focados em reduzir o desperdício, tanto quanto possível, porque isso reduz o custo, e nós somos um modelo de negócio”, diz Ales. “Queremos reduzir o desperdício. Assim, quando falamos de fornecedores, essas conversas sempre se concentram em como podemos maximizar o rendimento e tentar aproveitar 100% do que você está oferecendo.”

Especialistas estimam que 20% a 30% de algumas culturas podem ser perdidas porque a comida não parece muito perfeita.

Com frutas e legumes imperfeita se tornando mais comum nos supermercados, talvez eles também comecem a mudar as normas sobre o que os clientes esperam.

“Marketing criativo pode desempenhar um papel catalisador na mudança de opiniões dos consumidores sobre os atributos que não são apenas aceitáveis, mas, na verdade, desejáveis”, diz Joanne Berkenkamp, advogado sênior no programa de alimentos e agricultura na NRDC, uma organização sem fins lucrativos que estuda o desperdício de alimentos . “Marketing inovador está encontrando novas maneiras de fazer da imperfeição uma virtude. Quando as pessoas experimentarem esses produtos, eu acho que eles vão descobrir que a beleza realmente está nos olhos de quem vê.”

srzz

 

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