17% dos alimentos produzidos em Portugal acabam no lixo
18/07/2016
Bairro rico produz mais que dobro de lixo gerado na periferia
18/07/2016

Poluição plástica nas praias de Hong Kong

Fonte: Green Me

Sacos e garrafas de plástico, embalagens de alimentos, embalagens e muito mais. Este é o espetáculo alarmante de praias de Hong Kong, literalmente submersas por montanhas de lixo.

As montanhas de plástico estão, principalmente, na praia chamada “Cheung Sha”, da Ilha de Lantau e Stanley Beach, na cidade de Hong Kong. São dezenas de milhares de toneladas de plástico, que impedem o uso mais corriqueiro de praias, o deitar-se ao sol.

No ultimo ano, este problema aumentou de seis a dez vezes, sendo a quantidade tal que é difícil de se eliminar.

O Departamento de Proteção Ambiental de Hong Kong afirma que os resíduos provenientes de depósitos de lixo ilegais existentes no país vem tomando as praias, empurrados pelos ventos de monção.

“Ver lixo na praia não é nada novo mas, este desastre é muito mais grave do que o que estamos acostumados”, disse Gary Stokes, diretor da Sea Shepherd Conservation Society.

De acordo com Stokes os resíduos que, até algum tempo atrás, davam à costa deviam-se aos descuidos das pessoas ao jogarem lixo na rua ou deixarem seu lixo nas areias das praias que frequentavam. Esta é hoje, no entanto ” uma situação sem precedentes: os rótulos e embalagens parecem indicar que o lixo vem da China continental.”

As fotos mostram os cidadãos envolvidos pelo lixo, que está em todos os lugares, na água e na areia. O próprio Stokes incentivou seus compatriotas a tirarem fotos dos rótulos para denunciarem a situção ao governo chinês e incentivarem uma discussão aberta sobre o assunto que possa decidir sobre as medidas a serem tomadas antes de que seja tarde demais.

Entre as principais preocupações são os efeitos da precipitação, correntes marítimas e monções que ajudam a mover os resíduos de lado a lado.

De acordo com Paul Zimmerman, diretor do distrito do sul, “o problema é causado por aterros ilegais de lixo doméstico, que vai dar ao mar “. Um destes depósitos está na ilha “Wai Ling Ding” cujos resíduos escorrem diretamente para o mar.

Estas imagens terríveis que mostramos estão ausentes do relatório do governo em que se afirma que “os resíduos no mar não constituem um problema sério em Hong Kong.”

No entanto, a cada ano, nas praias são coletadas mais de 15 mil toneladas de resíduos,. Segundo um relatório da Universidade da Geórgia, a China é o maior produtor do mundo de plástico.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *