Super Bock vai ter copos reutilizáveis nos festivais portugueses de música
08/06/2016
Agricultura orgânica vai ajudar o Brasil a alcançar desenvolvimento sustentável exigido pela ONU
09/06/2016

Jovem brasileira conta como consegue estar há um ano sem produzir lixo

Fonte: Hypeness

Quantas sacolinhas de lixo você tira da sua casa por semana? A gente sempre acha que se livra do lixo no momento em que o caminhão passa para buscá-lo. Mas não é bem assim. Fora o pouco que é reciclado no Brasil hoje, todos esses resíduos vão parar nos lixões.

Na escola, aprendemos todas as consequências disso, mas a vida passa e deixamos a questão de lado, afinal, não é possível deixar de produzir lixo, certo? A designer catarinense Cristal Muniz, 24, prova o contrário e está há praticamente um ano a lixo zero

Sempre com um pé na sustentabilidade, Cristal soube que algumas pessoas pelo mundo já estavam fazendo esse experimento de estilo de vida sustentável. Após muito pesquisar sobre o assunto, decidiu mudar seus hábitos de consumo e, aos poucos, conseguiu reduzir drasticamente a quantidade de lixo que produz. “Eu compro quase todas as comidas da casa a granel, então evito essas embalagens. Evito também a produção de lixo fora de casa sempre tendo comigo guardanapos de pano, copinho reutilizável e talheres“, contou ela.

A política do lixo zero veio com hábitos novos e mais sustentáveis, como o uso de produtos naturais para a limpeza da casa e para o uso cosmético – óleos vegetais, argila e chá tomaram o lugar de cremes e outros produtos para a estética. Hoje, quando sente a necessidade de comprar algo, Cristal pensa duas vezes e passa a necessidade por algumas peneiras, considerando se é possível reutilizar algo que já tem, pedir emprestado ou comprar de segunda mão. “Comprar menos é uma das principais metas“, afirma.

A designer compartilha sua experiência por meio do site Um Ano Sem Lixo e dá dicas para quem quer levar uma vida mais sustentável. Se é difícil? Fácil não é, mas segundo ela, mudar aos poucos e sentir o impacto dessas escolhas no dia a dia é o melhor caminho.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *