Todos os bairros de São Paulo terão coleta seletiva até final do semestre
26/01/2016
PNUMA lança coalizão para inspirar ações de redução do desperdício global de alimentos
12/02/2016

Como o plástico que iria para o lixo pode virar uma casa de baixo custo

Fonte: Hypeness

O lixo plástico descartado incorretamente em vias públicas e no oceano poderia ter um destino completamente diferente: ajudar na elaboração de casas com isolamento acústico e térmico e resistente às intempéries climáticas.

Os empreendedores Carlos Daniel Gonzalez e Nataniel da startup mexicana EcoDomum, baseada em Puebla, estão dispostos a retirar os resíduos plásticos encontrados pelas ruas, como garrafas e brinquedos e transformá-los em uma solução sustentável: a composição de materiais de construção para criar casas a preços acessíveis para pessoas de baixa renda em seu país.

Graças ao subsídio de um programa habitacional eles estão transformando essa possibilidade em realidade. A matéria-prima passa por um processo de fundição, compressão e cristalização, resultando em grandes placas, usadas como paredes e tetos duráveis e resistentes.

Com 80 painéis se constrói uma casa de 40 metros quadrados, dividida em dois quartos, um banheiro, uma sala de estar e uma cozinha. Em cada uma delas são usados cerca de dois mil quilos de lixo processado.

A Eco Domum já construiu mais de 500 casas com plástico recolhido por todo México, proporcionando lares a um baixo custo e ajudando o planeta a solucionar um problema bastante desafiador.

srzz

 

O que você irá deixar para o mundo?

Conheça o Sou Resíduo Zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *