Geladeira colocada na rua é abastecida por alimentos de restaurantes e mercados
16/09/2015
Japão faz aliança com Brasil em projeto de reciclagem de eletroeletrônicos
22/09/2015

Reino Unido vai construir fábrica para reciclar fraldas

Fonte: Green Savers

A especialista em reciclagem Knowaste prepara-se para construir uma fábrica em Hayes, no Reino Unido, que permite reciclar fraldas e outros produtos de higiene. A Knowaste é a primeira empresa do país a reciclar produtos de higiene absorventes – fraldas para bebés e incontinência e produtos femininos – tendo lançado um local temporário de tratamento, em West Midlands, entre 2011 e 2013, avança o Business Green.

Este local processava 12.000 toneladas de resíduos por ano, incluindo 117 milhões de fraldas. No entanto, a nova fábrica – que custará €19 milhões – vai poder tratar 36.000 toneladas de resíduos por ano.

“[A fábrica] de Hayes é o começo de uma nova fase para a Knowaste, e a área a oeste de Londres um grande local para o desenvolvimento da nossa tecnologia”, explicou Paul Richardson, director de desenvolvimento da empresa, em comunicado.

Caso tudo corra como previsto, a fábrica de Hayes deverá abrir em 2017. “Isto faz parte de um programa maior de investimento em [novas fábricas] que a Knowaste irá desenvolver noutros locais do Reino Unido”, continuou.

A tecnologia desenvolvida pela Knowaste recicla produtos de higiente em produtos úteis, triturando-os antes de os separar em plástico e fibras. Todos os produtos são esterilizados termicamente e são-lhes retirados os contaminantes. Os plásticos podem ser reutilizados para fazer baldes do lixo, por exemplo, enquanto as fibras são lavadas, enxugadas e processadas para novos produtos. Cerca de 97% dos produtos de higiene femininos e das fraldas podem ser reciclados com a sua tecnologia, avisa a empresa.

Caso as autoridades dêem luz verde à instalação da fábrica em Hayes, a Knowaste vai trabalhar com várias entidades, incluindo prestadores de serviços ligados à saúde e área residencial e outros profissionais, para procurar resíduos que possam ser reciclados.

O Reino Unido envia para o lixo oito milhões de fraldas por dia, segundo a Knowaste, o equivalente a 4% de todo o lixo do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *