O luxo do lixo
17/08/2015
Navio de pesquisa apoiada pela ONU vasculha Oceano Índico em busca de resíduos plásticos
21/08/2015

Acredite, esta bolsa é feita de frutas que iriam para o lixo

Acredite, esta bolsa é feita de frutas que iriam para o lixo
Fonte: Planeta Sustentável

Estima-se que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos, ou aproximadamente 30 por cento da produção mundial, seja perdida ou desperdiçada anualmente, segundo a ONU.

Em um esforço para combater o desperdício, alunos de design do Willem de Kooning Academie, no sul da Holanda, criaram acessórios de uso comum feitos a partir de frutas que iriam para o lixo.

São bolsas feitas de mangas, sacolas de compras derivadas de nectarinas e até abajures criados com polpa de pêssegos.

Os materiais são compostos basicamente de alimentos maduros ou considerados “esteticamente inapropriados” (tortos, grandes ou pequenos demais) para venda nos mercados e que, por isso, acabam no lixo da cidade todos os dias.

Inspirados em uma técnica que chefs usam para amassar, cozinhar, e, em seguida, secar frutas, os designers conseguiram criar um produto comercialmente viável, como um novo tipo de couro ecológico.

Cada combinação de frutas entrega um resultado diferente, por isso, os designers estão constantemente aprimorando suas criações.

Em entrevista ao site Ecouterre, Hugo de Boon, um dos estudantes, explicou que “um remendo de ‘couro de morango é bastante frágil , rasgando-se muitas vezes quando dobrado. Adicionando abóbora ou maçã, isso pode mudar.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *