Izabella volta a cobrar o fim dos “lixões”
01/06/2015
Na Austrália, máquina troca garrafas e latinhas por cupons e vale-refeição
16/06/2015

Sou Resíduo Zero

Programa Sou Resíduo Zero, lançado em abril de 2015, tem adesão do Hotel Hyatt SP, Feira WTM Latin America e Feira da APAS

O ano de 2014 se impõe como um marco para o setor de resíduos sólidos no Brasil. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal No 12.305/2010, concedeu prazo até o mês de agosto para que a destinação final ambientalmente adequada dos resíduos e rejeitos esteja implantada no país. Entretanto, diferentemente do que se esperava, a geração total de Resíduo Sólido Urbano no Brasil em 2013 foi de 76.387.200 toneladas, 4,1% superior à quantidade registrada em 2012. Este índice é superior à taxa de crescimento populacional no país no período, que foi de 3,7%.

Neste cenário, surge o Programa Sou Resíduo Zero com objetivo engajar pessoas, comunidades e empresas na não geração de resíduos e a destinação mínima de materiais à aterro sanitário, gerando renda e incentivo a reciclagem e compostagem.

Esta iniciativa, idealizada pela Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, é aplicada com base em 5 princípios: Não Gerar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Compostar.

Os materiais potencialmente recicláveis são coletados por cooperativas de catadores e o resíduo orgânico (resto de comida) será destinado à compostagem e produção de adubo.

Consciente e preocupado com o volume de resíduos gerados diariamente nas suas operações, o Hotel Hyatt SP implantou o Programa Sou Resíduo Zero em suas instalações no início do ano, sendo pioneiro neste tipo de iniciativa no ramo da hotelaria no Brasil.

No segmento de eventos, duas importantes feiras internacionais de São Paulo também decidiram adaptar sua infraestrutura para participar do Programa Sou Resíduo Zero. A Feira World Trade Market 2015, de 22 à 24 de Abril, e a Feira APAS 2015, de 04 à 07 e Maio, considerada uma das maiores feiras do Brasil, com um público estimado de 70.000 pessoas.

 

Todos podem participar!

face_perfil

Veja como fazer parte da campanha Sou Resíduo Zero no seu dia-a-dia  respondendo ao Quiz – http://souresiduozero.com.br/quiz/.

Participe do grupo no https://www.facebook.com/SouResiduoZero para conhecer e compartilhar novas iniciativas e fazer parte da campanha #souresiduozero

 

Sobre o Programa Sou Resíduo Zero 

 

O Movimento Sou Resíduo Zero surge com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade. Contador dinâmico, mapas, infográficos, selos e certificados são algumas ferramentas criadas para engajar pessoas e empresas neste movimento. Conheça também o https://www.facebook.com/SouResiduoZero

 

Sobre a ECCAPLAN (www.eccaplan.com.br)

 

A Eccaplan é uma consultoria na área ambiental focada no desenvolvimento e implementação de projetos ambientais em empresas, como Programa de Gestão de Resíduos, Relatórios de Sustentabilidade e Quantificação e Compensação de Gases de Efeito Estufa. A empresa desenvolveu os programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, Programa CO2 Neutro e Evento Neutro (www.eventoneutro.com.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *